Propiedades Nutricionais:
É fonte de vitamina C, e dos minerais Calcio, Fósforo e Ferro.
Valor Calórico:
A cada 100g de Almeirão fornece 20 Calorias.
Por: Fernando
sábado, 23 de março de 2013
Como fazer uma compostagem caseira?
Faça um composto em casa ajuda a reduzir até 50% da geração de resíduos, e se acrescentarmos a reciclagem pode ser reduzida em 90% até os resíduos produzidos em casa, principalmente confinados aos resíduos produzidos em o banheiro.
A primeira coisa que você deve fazer para ser capaz de separar os resíduos é a compostagem de resíduos orgânicos, que são usados para fazer compostagem, e inorgânicos, a maioria dos quais são recicláveis.
SI colocar esse lixo no composto: Todos os resíduos orgânicos produzidos na cozinha, como frutas e legumes, cascas de ovos, restos de comida. Assim como todos os resíduos gerados em jardim, folhas, flores etc.
NO lixo em adubo: papel higiênico, guardanapos sanitários, os resíduos hospitalares, os filtros de cigarro, excesso (folhas de papel de caderno), gorduras, laticínios em grandes quantidades e tudo o mais que podem ser reciclados como vidro e plástico.
Como construir o seu composto casa?
1,0 Armar o recipiente de compostagem
2,0 Configurar a 10 cm de fundo de folhas secas ou grama.
3,0 Coloque o assunto de compostagem orgânica, cada camada de aproximadamente 5 cm de resíduos orgânicos devem cobrir com folhas secas ou passo.
4,0 Depois de 6 a 8 semanas pode começar a chegar a terra tem adubo gerado pelo fundo de Compostagem.
Como posso saber se a terra que eu aqui?
Tem um cheiro de terra molhada, a terra é de cor quase negra, tem uma consistência porosa é ligeiramente úmida. Se a terra fundo com tais características, o composto está pronto.
Postado por Alexsandro.
Saiba como preparar bem seus pratos
para uma Páscoa saudável...
Que tal incluir uma saladinha gostosa no cardápio do almoço de Páscoa? Pois saiba que quem come verduras tem uma digestão mais fácil e rápida, evitando aquela sensação de moleza que costuma surgir depois de uma refeição pesada.O hábito de ingerir folhas traz outros benefícios à saúde. “Começar a refeição pela salada intensifica o efeito dos alimentos, melhora a flora intestinal e, de quebra, faz você comer menos os pratos calóricos”,
Quanto mais colorida for a salada, mais benefícios ela trará para seu organismo. Escolha vários tipos de folhas, como alface, agrião, rúcula e almeirão. Inclua também legumes: cenoura,batata, beterraba, berinjela e abobrinha. Se você gostar de frutas, acrescente abacaxi, maçã e manga.
Os temperos também são muito importantes. Use azeite, vinagre balsâmico, suco de limão e molhos à base de iogurte e maionese light. Gosta de ervinhas? Inclua na receita coentro, manjericão, mostarda, hortelã e erva-doce.
Publicado por: Maikeli
Hortas Hidroponicas
Um conceito muito crescente em Nova York e em outras metrópoles começa a ganhar espaço em São Paulo: a implantação de pequenas hortas urbanas. Uma das técnicas possíveis desse tipo de produção é a hidroponia.
Hortas urbanas reduzem a necessidade de transporte dos alimentos, o que faz com que a emissão de carbono durante a cadeia produtiva seja menor. Outro benefício é que, com uma pequena plantação em seu quintal, você pode neutralizar as suas emissões de carbono e, dependendo da quantidade de plantas, pode até sequestrar carbono, gerando impacto positivo no meio ambiente.
Como montar a sua horta hidropônica:
Um projeto básico de horta hidropônica tem baixo custo, girando entre R$150 e R$200 nos projetos mais simples. Recomenda-se a produção de uma horta pequena e, conforme se familiariza com o sistema, aumentar aos poucos seu tamanho.
Será necessário:
• Uma barra de 6 metros de cano de PVC 75mm (é possível reduzir o projeto conforme o seu espaço disponível);
• Duas tampas para cano de 75mm;
• Dois joelhos para cano de 20 mm;
• Uma barra de 6 metros de cano de PVC de 20mm;
• Uma bomba d’água de aquário para 90 l/h;
• 60 cm de mangueira fina (que encaixe na bomba).
• Uma barra de 6 metros de cano de PVC 75mm (é possível reduzir o projeto conforme o seu espaço disponível);
• Duas tampas para cano de 75mm;
• Dois joelhos para cano de 20 mm;
• Uma barra de 6 metros de cano de PVC de 20mm;
• Uma bomba d’água de aquário para 90 l/h;
• 60 cm de mangueira fina (que encaixe na bomba).
Prepare a parede para sustentar o cano principal. É necessário que haja um desnível de sete centímetros entre uma ponta e outra.
Faça furos no tubo principal, separados por 15 centímetros. Utilizando a barra de seis metros, é possível fazer cerca de 35 covas.
Após posicionar o tubo de 75 mm na parede, instale a bomba no reservatório de água e conecte a mangueira na extremidade superior do tubo principal.
Agora, afixe o tubo de 20 mm na extremidade inferior do cano principal com um desnível de dois centímetros até o reservatório de água.
O resultado final da estrutura de sua horta deve ficar mais ou menos como o esquema abaixo:
O próximo passo é escolher o que será plantado em sua horta e utilizar uma solução nutritiva adequada.
Postado por Maristela.
Cultivo hidroponico de moramgo
As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características,periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis. Postado por: Maristela
Hortas Verticais Recicláveis
Hortas verticais apresentam como principal característica o fato de poderem ser penduradas ou fixadas em estruturas verticais, por exemplo na parede das casas, com o objetivo de otimizar o espaço de plantação, ideais para espaços limitados.
Em sua maioria, são estruturas leves, fáceis de serem construidas e possibilitam o plantio de temperos,
ervas e hortaliças, usados diariamente na culinária tradicional brasileira (ex: coentro, salsinha, cebolinha,
alface, etc).
Em sua maioria, são estruturas leves, fáceis de serem construidas e possibilitam o plantio de temperos,
ervas e hortaliças, usados diariamente na culinária tradicional brasileira (ex: coentro, salsinha, cebolinha,
alface, etc).
Para economizar,e deixar sua horte com uma cara diferente, siga a dica e utilize materiais reciclaveis como garrafas pet, potes para servirem como vasos.Veja o resultado.
Experimente você também!
Postado por Alexsandro.
mini hortas como montar uma pequena horta
Para montar sua mini-horta, você pode se guiar pelo passo a passo que preparamos:
Local:Espaços arejados e bem iluminados são fundamentais para conservar os temperos saudáveis. Por isso, escolha um local que receba sol ao menos de três a quatro horas por dia. Hortas adoram sol.
Vaso :
Para a escolha dos vasos não há regras, apenas algumas orientações básicas:
Os vasos devem possuir furos em baixo para drenar o excesso de água. Vasos de 20 cm de altura costumam ser suficientes para um bom desenvolvimento das raízes. Vasos rasos demais secam muito rapidamente.
Para deixar sua horta mais bonita, você pode colocar os vasinhos dentro de cachepôs. Na Jardinaria você encontra cachepôs (como esses da foto) que são específicos para esse fim, e são ótimos para quem ainda confunde o que é o que, porque possuem a identificação das plantas neles próprios.
Espécies:Para uma horta em vasos, as melhores opções normalmente estão entre as pequenas hortaliças aromáticas e as ervas medicinais, que produzem constantemente. Você pode encontrar essas plantas em forma de sementes ou mudas já prontas, em supermercados ou lojas especializadas. As mudas já formadas facilitam o plantio e aceleram o processo. Na Jardinaria há uma diversidade delas para você escolher. E no próximo post deste blog falaremos das características e aplicações de algumas espécies, para que você possa optar de acordo com sua necessidade (e paladar).
Terra:
O vaso deve ser cheio com terra vegetal, que possui todos os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, além de farinha de osso, entre outros). Para quem não encontrar terra adubada, pode prepará-la sozinho: coloque uma parte de terra comum, uma parte de esterco (bem seco) ou húmus e uma parte de areia. Misture bem e pronto! Você acabou de criar a sua terra artesanal. Adicione sempre um pouco de húmus, mas sem exageros, pois seu excesso pode levar as plantas à morte. E nunca use adubo químico!
Plantio:Para evitar que o vaso encharque, basta cobrir o fundo com uma camada fina de pedras britadas, cacos de telha ou porcelana, ou mesmo outro material que tenha disponível. Se utilizar sementes, semeie na profundidade recomendada na embalagem, mas se já possuir mudas, o que torna o plantio ainda mais simples, espalhe a terra vegetal até a metade do vaso e assente a planta no centro do composto, completando com mais terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolsões de ar, regue até que a terra fique bastante úmida, devagar, sem inundar, e evite sol direto por dois dias.
Rega:Essa é a tarefa mais importante. E, depois de ter seguido todo o passo a passo, será praticamente o único trabalho que você terá com sua mini-horta.
Procure manter a terra sempre úmida, sem nunca encharcar. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente. Mas como a quantidade de água necessária varia de planta para planta, o ideal é que você sempre toque a terra para verificar sua umidade, pois tanto o excesso quanto a falta de água podem matar sua plantinha.
Colheita:Entre 20 e 30 dias será possível colher as hortaliças saudáveis e fresquinhas. Mas colha só o que for usar e quando for usar, lembrando que a planta terá esforço para se recuperar de cada retirada. Portanto, é importante que as colheitas sejam cuidadosas, utilizando-se tesouras bem afiadas e nunca cortando os brotos.
Boa sorte!
Agora, se você não quer ter nenhum trabalho, não tem tem tempo ou acha que não leva jeito para mexer com terra e plantas, você pode adiquirir a sua mini-horta praticamente pronta na Jardinaria, com as ervas e hortaliças já plantadas no vaso e dentro do cachepô com identificação. Aí, as únicas tarefas que restarão para você fazer é escolher o local da sua casa onde irá colocá-las, regá-las, colhê-las e preparar pratos deliciosos com elas. Postado por: Maristela
Local:Espaços arejados e bem iluminados são fundamentais para conservar os temperos saudáveis. Por isso, escolha um local que receba sol ao menos de três a quatro horas por dia. Hortas adoram sol.
Vaso :
Para a escolha dos vasos não há regras, apenas algumas orientações básicas:
Os vasos devem possuir furos em baixo para drenar o excesso de água. Vasos de 20 cm de altura costumam ser suficientes para um bom desenvolvimento das raízes. Vasos rasos demais secam muito rapidamente.
Para deixar sua horta mais bonita, você pode colocar os vasinhos dentro de cachepôs. Na Jardinaria você encontra cachepôs (como esses da foto) que são específicos para esse fim, e são ótimos para quem ainda confunde o que é o que, porque possuem a identificação das plantas neles próprios.
Espécies:Para uma horta em vasos, as melhores opções normalmente estão entre as pequenas hortaliças aromáticas e as ervas medicinais, que produzem constantemente. Você pode encontrar essas plantas em forma de sementes ou mudas já prontas, em supermercados ou lojas especializadas. As mudas já formadas facilitam o plantio e aceleram o processo. Na Jardinaria há uma diversidade delas para você escolher. E no próximo post deste blog falaremos das características e aplicações de algumas espécies, para que você possa optar de acordo com sua necessidade (e paladar).
Terra:
O vaso deve ser cheio com terra vegetal, que possui todos os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, além de farinha de osso, entre outros). Para quem não encontrar terra adubada, pode prepará-la sozinho: coloque uma parte de terra comum, uma parte de esterco (bem seco) ou húmus e uma parte de areia. Misture bem e pronto! Você acabou de criar a sua terra artesanal. Adicione sempre um pouco de húmus, mas sem exageros, pois seu excesso pode levar as plantas à morte. E nunca use adubo químico!
Plantio:Para evitar que o vaso encharque, basta cobrir o fundo com uma camada fina de pedras britadas, cacos de telha ou porcelana, ou mesmo outro material que tenha disponível. Se utilizar sementes, semeie na profundidade recomendada na embalagem, mas se já possuir mudas, o que torna o plantio ainda mais simples, espalhe a terra vegetal até a metade do vaso e assente a planta no centro do composto, completando com mais terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolsões de ar, regue até que a terra fique bastante úmida, devagar, sem inundar, e evite sol direto por dois dias.
Rega:Essa é a tarefa mais importante. E, depois de ter seguido todo o passo a passo, será praticamente o único trabalho que você terá com sua mini-horta.
Procure manter a terra sempre úmida, sem nunca encharcar. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente. Mas como a quantidade de água necessária varia de planta para planta, o ideal é que você sempre toque a terra para verificar sua umidade, pois tanto o excesso quanto a falta de água podem matar sua plantinha.
Colheita:Entre 20 e 30 dias será possível colher as hortaliças saudáveis e fresquinhas. Mas colha só o que for usar e quando for usar, lembrando que a planta terá esforço para se recuperar de cada retirada. Portanto, é importante que as colheitas sejam cuidadosas, utilizando-se tesouras bem afiadas e nunca cortando os brotos.
Boa sorte!
Agora, se você não quer ter nenhum trabalho, não tem tem tempo ou acha que não leva jeito para mexer com terra e plantas, você pode adiquirir a sua mini-horta praticamente pronta na Jardinaria, com as ervas e hortaliças já plantadas no vaso e dentro do cachepô com identificação. Aí, as únicas tarefas que restarão para você fazer é escolher o local da sua casa onde irá colocá-las, regá-las, colhê-las e preparar pratos deliciosos com elas. Postado por: Maristela
SALADA MISTA
- 250 g de broto de feijão escaldado
- 1 pimentão verde, cortado em tiras finas
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
- 1 pimentão amarelo cortado em tiras finas
- 1 vidro de palmito picado
- 1 cebola em pétalas
- 1 limão temperado
modo de preparo
Numa travessa misture todos os ingredientes, tempere com limão e sal e coloque em uma saladeira para servir.
Públicado por: Maikeli !
sábado, 16 de março de 2013
Quatro motivos para comer Cenoura
1º. Reduz o risco de doenças cronicas;
2º. Rica em vitamina C;
3º. Promove a saúde do coluna;
4º. Promove a saúde pulmonar.
Postado por: Fernando.
Como cultivar salsinha
A salsinha é uma planta aromática que já faz sucesso a muito tempo, ela vem sido adicionada aos pratos a mais de 300 anos. É uma planta planta muito resistente, ela vive tanto no verão quanto no inverno, des de que seja resguardada do frio intenso ou do calor escaldante.
A salsa pode ser suscetível a pragas, colocar o cebolinho ao lado desta pode ajudar na prevenção das mesmas. Gosta da companhia do espargo e do tomate.
A salsa é uma planta que suporta bem as flutuações de temperatura.
Postado por: Jeferson da Cruz.
A salsa pode ser suscetível a pragas, colocar o cebolinho ao lado desta pode ajudar na prevenção das mesmas. Gosta da companhia do espargo e do tomate.
A salsa é uma planta que suporta bem as flutuações de temperatura.
Postado por: Jeferson da Cruz.
Cenoura: Rica em Betacaroteno
A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A (β-caroteno), que é uma vitamina importantíssima para o ser humano. Esta vitamina é eficaz em combater os radicais livres, pois atua como antioxidante, como também protege a visão, evitando o aparecimento de doenças como a cegueira noturna e a xeroftalmia. Sua carência contribui para que o indivíduo apresente pele seca e áspera, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares. Além de ser rica em vitamina A, a cenoura também contêm boas doses de vitamina C, K, minerais como o potássio, fibras dietéticas e é um alimento de baixa caloria (100g oferecem cerca de 50 Kcal .
Publicada por:Maristela.
Quem diz que receitas saudáveis não são gostosas?
Quem diz que receitas saudáveis não são gostosas está muito enganado. Juntamos uma coleção de verdadeiras delícias para você poder experimentar e provar que isso não é verdade!
O que define uma receita como saudável, ao contrário do que muitos pensam, não é o fato dela não "engordar". Uma preparação merece o título de receita saudável quando, além de alimentar ela nutre o organismo de forma mais eficiente.
Quando substituímos alguns ingredientes por outros mais saudáveis em receitas tradicionais, podemos ter surpresas espetaculares e, além de aproveitar melhor o momento da refeição experimentar novos sabores e combinações.
Pratos que você pode fazer sem demora:
Salada provocante
Ingredientes
12 ovos
de codorna
1 cebola grande em cubinhos
1 tomate grande em cubinhos sem sementes
1 radiccio
2 colheres de chá de salsa picada bem fininhas
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto
5 colheres de chá de vinagre
8 colheres de chá de azeite de oliva extra-virgem
1 cebola grande em cubinhos
1 tomate grande em cubinhos sem sementes
1 radiccio
2 colheres de chá de salsa picada bem fininhas
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto
5 colheres de chá de vinagre
8 colheres de chá de azeite de oliva extra-virgem
Modo de preparo
Coloque os ovos para cozinhar. Enquanto isso, faça um vinagrete com tomate, cebola, sal, azeite e pimenta a gosto. Com os ovos já cozidos, retire tire as cascas e corte-os ao meio. Em seguida, misture-os, ainda mornos, ao vinagrete e reserve por 30 minutos. Depois, tire as folhas do radiccio e, em dois pratos, forme uma espécie de concha. Com as folhas já lavadas e secas, adicione os ovos e o vinagrete. Rende quatro porções.
Coloque os ovos para cozinhar. Enquanto isso, faça um vinagrete com tomate, cebola, sal, azeite e pimenta a gosto. Com os ovos já cozidos, retire tire as cascas e corte-os ao meio. Em seguida, misture-os, ainda mornos, ao vinagrete e reserve por 30 minutos. Depois, tire as folhas do radiccio e, em dois pratos, forme uma espécie de concha. Com as folhas já lavadas e secas, adicione os ovos e o vinagrete. Rende quatro porções.
Publicado por: Maikeli
Mini hortas saúde com alface
Alface é uma hortense anual ou bienal, utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas
Postado por: Maristela
POR QUE TERMOS CEBOLA EM NOSSA CASA
A cebola é uma fonte de cromo ela promove o mineral que ajuda as celula controlar os niveis de insulina no sangue assim nos protegendo contra o diabetes. alem de ser facil de cultivar!
por FERNANDO
por FERNANDO
Dicas de ter uma alimentação saudável:
- Cuide muito da higiene ao cozinhar e preparar os alimentos. Lave muito bem as frutas e vegetais e deixe-as por 20 minutos em uma solução de água e vinagre. Também lave bem as mãos antes de comer e/ou cozinhar!!!
- Sempre que possível, coma vegetais crus, assim eles não irão perder seus nutrientes;
- Coma todos os dias porções generosas de hortaliças e de 2 a 4 porções de frutas. Elas contêm vitaminas, minerais , fibras e combatem o mau colesterol (LDL);
- Evite o açúcar branco. Quando tiver vontade de comer doce, prefira frutas ou gelatina diet;
- Quem não gosta de um alimento necessário, deve começar a comê-lo em pequenas quantidades para habituar o paladar;
Postado por: Maikeli
Mini horta com Ruculas
Esta é uma mini horta com brotinhos de rúcula, estas ainda estão em sua primeira semana, as rúculas também podem ser chamadas de mostarda Persa. Esta planta se adapta muito bem ao clima do sul do Brasil, por se tratar de um clima nem muito quente nem muito frio, ou seja um clima temperado, deve ser ragada uma vez por dia mas sem exageros, e pode ser plantadas varias sementinhas juntas, como mostrado na imagem a cima.
Postado por: Jeferson Cruz,
Mini hortas cozinhando com hortelãs
12 folhas de hortelã-pimenta
1/2 xícara (chá) de açucar
1 1/2 xícara (chá) de água
04 damascos
gotas de pimenta
4 fatias de gari shoga (gengibre em conserva) veja Link: Segredos de uma Chef (se não tiver um gari shoga pronto, rale um pouco de gengibre)
sal a gosto (eu coloquei um sachê de tempero em pó pronto)
3 gotas de corante vegetal verde (este é opcional, é para intensificar a cor verde)Publicado por:Maristela
Mini hortas de hortelã
Assim como o modo de ser usado, os seus benefícios também sãovariados. Ele é um ótimo agente para estimular seu estomago, deixando seu sistema digestivo mais organizado, e auxilia o ser humano contra vômitos, palpitações ou tremedeiras.
Pulicado por: Maristela
sábado, 9 de março de 2013
Quem somos?
Somos uma equipe de alunos criando um blog fictício pelo curso de ADM no CEBRAC- Centro Brasileiro de Curso pelos alunos: Alexsandro, Maristela, Maikeli, Jeferson, Daniel e Celita.
Assinar:
Postagens (Atom)